Translate

quarta-feira, 6 de março de 2013

CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE


Este artigo me chamou atenção e resolvi compartilhar com os amigos deste blog.

Por: Marcelo Santos, de São Luís-MA. Brasil.



       O filósofo francês Joseph-Marie Maistre (1753-1821) escreveu seu nome na história ao lançar a expressão “cada povo tem o governo que merece”. Datada de 1811, a frase registrada em carta, publicada 40 anos mais tarde, faz referência a ignorância popular, na visão do autor a responsável pela escolha dos maus representantes. Maistre acreditava que os desmandos de um governo cabiam como uma punição àqueles que tinham direito ao voto, mas não sabiam usá-lo. Passaram-se exatos duzentos anos e a expressão do francês permanece atemporal por estas bandas.
      No Brasil de democracia imatura e educação capenga, o voto ainda é definido pelo poder econômico e promessas bajuladoras totalmente descabidas feitas por candidatos visivelmente desinformados nas questões econômicas e sociais dos locais que pretendem governar. Por aqui se define voto também pela simpatia, crença, a boa oratória e o assistencialismo. Raros os que votam pela análise do passado, das relações interpessoais e do plano de governo fundamentado. O País que causou admiração no vocalista do U2 pela criação da Lei da Ficha Limpa, não tem punição para o político que, acometido do esquecimento conveniente, deixa de cumprir promessas e compromissos firmados com o eleitor.

Um comentário:

Joathan Ripardo disse...

sei que a discussão é grande em torno de promessas e o não cumprimento delas.

Em todo o lugar, infelizmente,ocorre essa prática. Mas a boa notícia é que existe um projeto de lei que torna crime o não cumprimento de promessas de políticos, com pena de multa e até prisão.

O crime é definido como "estelionato eleitoral".

Para saber mais acesse aí o meu blog: www.jotaripardo.blogspot.com.br


Valeu turma, abraços!!!!