Translate

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Maranhão tem índice de desenvolvimento social mais baixo do país, diz FGV


O Distrito Federal é a unidade federativa com maior índice de desenvolvimento social, de acordo com o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), lançado nesta terça-feira (4) pelo Centro de Microeconomia Aplicada da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP).
O DF, representado apenas pelo município de Brasília, obteve resultado superior às demais unidades federativas, atingindo ISDM de 5,71, numa escala que varia de 0 a 10. Na sequência, aparece o estado de São Paulo, também com nota 5,71 – embora tecnicamente a nota pareça a mesma, São Paulo ficou em segundo lugar porque as variáveis que compõem sua nota tiveram desempenho pior.
A média mais baixa foi a do estado do Maranhão, com ISDM de 3,35.
O estudo avalia cinco dimensões para atribuir a nota a cada município e estado, sendo elas: habitação, renda, trabalho, educação e saúde/segurança. O indicador foi calculado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Saúde e da Educação.
“O objetivo (do indicador) é o estabelecimento de metas para as políticas públicas, que serve não só de comparação entre os municípios e faz direcionar o foco da política para essas dimensões ou redimensionar os esforços para uma região que tem mais carência que outra, servir de parâmetro para avaliações das políticas públicas e servir para o estabelecimento de metas de objetivos a serem alcançados pelas políticas públicas”, disse André Portela, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada.
O indicador foi calculado e divulgado para todos os 5.565 municípios existentes do país em 201.  Esse é o melhor governo de Roseana Sarney.
Obs.: As informações são do G1/SP

Nenhum comentário: